Mais complexos que bactérias, existem como filamentos ou na forma unicelular ( germes ). Causam manchas escuras e mau odor. São também conhecidos popularmente como “mofo”. Reproduzem-se por esporos, tipos de sementes que ficam em suspensão e podem causar alergias se inalados. Seu ciclo de crescimento é de 7 dias.
Os Fungos/Mofos são alérgenos ambientais que se espalham pelo ar, entrando no corpo através dos olhos, nariz e boca. A inalação constante leva a reações alérgicas, pois as passagens nasais incham e produzem muco quando entram em contato com o alérgeno.
Um tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos esporos, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os esporos preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento. Os diversos tipos de micoses que conhecemos são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais ( clima úmido e quente ). Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus espórios.
O mofo pode causar problemas respiratórios. Pessoas alérgicas que têm asma, bronquite ou rinite alérgica, por exemplo, são as mais sensíveis e podem ter crises sérias por causa da presença dos fungos em casa. Quem faz o alerta é o vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, João Negreiros Tebyriça.
Normalmente, o mofo das casas, ele é alimento para ácaros, então, onde você tem muito mofo tem muito ácaro. Então, o próprio mofo pode causar alergia respiratória, pode causar outras doenças, inclusive pneumonia, e aumenta a quantidade de ácaros, aumentando os riscos de desenvolver doenças respiratórias."
"Numa área em que você esteja com muita concentração de fungo pode haver uma pneumonia por fungo também e geralmente são muito graves e, como os fungos não são bactérias, eles não respondem aos antibióticos normais."
A presença de mofo e bolor na casa pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, pois o corpo produz histaminas em resposta à inalação ou ao contato da pele com o alérgeno. Pessoas sem condições preexistentes podem se tornar hipersensíveis depois de exposições prolongadas, causando uma série de doenças respiratórias e problemas de saúde.