A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente que causa doenças em humanos, animais e vegetais.
São pequenos agentes infecciosos e diferentemente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, ou seja, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos e de estrutura muito simples.
Os vírus são sempre parasitas intracelulares, por serem incapazes de fabricar ou de degradar substâncias. Ao invadirem as células de diversos seres vivos, causam alterações em seu funcionamento, podendo inclusive levar à morte celular e do organismo hospedeiro.
É parasitando células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzir-se. Como são parasitas obrigatoriamente eles causam nos seres parasitados doenças denominadas viroses.
De modo geral, as viroses provocam mal estar, dores e febre, mas cada virose tem seus sintomas próprios e pode ser mais ou menos grave.
Cada tipo de vírus "ataca" células específicas. O vírus da caxumba, por exemplo, parasita as células das glândulas salivares ou parótidas, provocando inchaço e dor nas laterais do pescoço.
Em algumas doenças, incluindo certas viroses, a transmissão depende da ação de um vetor. Esse termo se refere ao ser que não provoca por si mesmo a doença em outros seres, mas que, carrega no seu corpo o agente causador, podendo transmiti-lo. Como exemplo, temos certas espécies de mosquito que transmitem vírus ao picar os indivíduos doentes e, depois, os indivíduos saudáveis, espalhando a doença.
Atualmente foram identificadas aproximadamente 3.600 espécies de vírus, que podem infectar bactérias, plantas e animais, bem como se instalar e causar doenças no homem. Cada doença com particularidades quanto ao modo de transmissão, características da infecção e medidas profiláticas.
As doenças viróticas que mais acometem o organismo humano são as seguintes:
- Gripe
- Catapora ou Varicela
- Caxumba
- Poliomielite
- Dengue
- Febre Amarela
- Hepatite
- Rubéola
- Sarampo
- Varíola
- Herpes simples
- Raiva