São organismos microscópicos e transparentes que habitam o interior de nossas casas ( colchões, travesseiros, carpetes, estofados, almofadas, cortinas, armários, closets, bichos de pelúcia, etc..) e nas empresas ( carpetes, cortinas, estofados, almofadas, etc..).. No mundo, os Ácaros são os principais responsáveis pelos quadros de alergia respiratória, estima-se que 70% das alergias respiratórias sejam causadas por eles. Os Ácaros vivem cerca de 100 dias e durante este período podem dar origem a uma postura de até 200 ovos e existem cerca de 30.000 espécies de Ácaros conhecidas. Os excrementos e os Ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e ingeridos e com isso provocando as alergias. Calcula-se que a prevalência da sensibilização aos Ácaros na população em geral seja de cerca de 30%. Camas, colchões e travesseiros mantém microclimas cujo grau de calor e umidade são favoráveis ao surgimento e proliferação dos Ácaros. Estudos práticos demonstraram que, após 2 anos um colchão pode ter 25% do seu peso em Ácaros, seus detritos e fragmentos de pele humana.
Existem mais de 30 mil espécies de ácaros.
- São encontrados em colchões, travesseiros, carpetes, estofados, cortinas, pelúcia, etc.
- São tão microscópicos que 1.000 deles têm o tamanho de uma cabeça de alfinete.
- Os ácaros se alimentam da descamação natural das células mortas da nossa pele.
- Ácaros mortos e suas fezes produzem alergias.
- O colchão é habitat preferido e ideal para a procriação dos ácaros.
- Descamamos cerca de 1 gr de pele por dia e os alimentamos dessas células mortas.
- Durante sua vida média de 100 dias, produzem 200 vezes seu peso em excrementos.
- Os ácaros se reproduzem rapidamente. A fêmea pode chegar a por até 200 ovos.
- O clima brasileiro é ideal para que essa espécie procrie.
Os ácaros abundam nos colchões, travesseiros, estofados, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e desenvolvem-se em condições ótimas de umidade superior à média de 60 a 70% e de temperatura acima de 20°C.
Os cientistas que estudaram os ácaros chegaram à mesma conclusão: a guanina excretada pelos ácaros representa um sério risco para a saúde, especialmente para pessoas com alergias.
Doenças acasionadas pelos ácaros: Rinite alérgica, Asma, Bronquite Alérgica, Sinusite e Febre do Feno.
Alguns sintomas de alergia ocorrem logo após entrar em contato com a substância causadoras são:
- Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
- Problemas com odores
- Coriza
- Espirros
- Lacrimejamento nos olhos
Outros sintomas:
- Congestão nasal
- Tosse
- Diminuição da audição e diminuição do olfato
- Dor de garganta
- Olheiras
- Olhos inchados
- Fadiga e irritabilidade
- Cefaleia
- Problemas de memória e lentidão de raciocínio
Elimine alérgenos do ambiente
Quem sofre de alguma alergia respiratória sabe: basta entrar em contato com pó, pelo ou seja qual for o alérgeno e já começam os espirros, a coceira nos olhos e o inchaço das estruturas nasais. Esta última reação, entretanto, pode ser determinante na evolução para um quadro de sinusite. Com o nariz bloqueado, o paciente tem dificuldade de respirar e até de assoar o nariz, favorecendo o acúmulo de secreções. O especialista reforça que quem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alérgica - e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores que causam as crises.